A Natureza do Som - o Verbo Criador

A Música nas Escolas Pitagóricas como Elemento Doutrinário
A música tem uma importância imensa no comportamento do ser humano e da sociedade razão pela qual de forma alguma ela deve ser excluída dos estudos místicos. 

Os sons sempre foram tomados em consideração pelos místicos de todos os tempos, por se tratarem de manifestações vibratórias que envolvem princípios altamente efetivos para determinadas práticas. 

Nas línguas antigas as palavras, além de um sentido comum, tinham também um sentido esotérico, isto é, eles tinham um sentido oculto.

Uma palavra não era uma aglomeração casual de sons... 


Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração.

Nada está em repouso.

Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.

Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel , mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia.

A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo.

Ela dança.
Daí a alegoria de Shiva o dançarino cósmico que sustenta através de sua dança o ritmo do Universo.



A matéria, tal qual como a percebemos, como sendo uma estrutura rígida, é apenas uma impressão ou fenômeno produzido pelo movimento das partículas dos átomos, que por sua vez se ligam uns aos outros formando moléculas que vibram em ressonância com as vibrações do meio ambiente... numa dança de movimento intenso....

Blavatsky vai mais longe, afirmando que tudo o que se move é um ser VIVO... não há matéria inorgânica, pois tudo se move e tudo é Vida... desde as partículas atômicas até aos Enxames de Galáxias.....

Sabe-se que qualquer vibração pode ser numericamente definida e formulada, e a qualquer número corresponde uma vibração, que ao descer a escalada da criação assume diferentes aspectos da cor (luz) , do som e da forma.

Os físicos Ernest-Florent-Frédéric Chladne (1756-1827) e Félix Savart (1791-1841) foram provavelmente os primeiros a fezer o experimento, com ajuda de equipamentos sonoros faziam vibrar placas metálicas recobertas de areia muito fina, que sob o efeito da uma determinada nota ou vibração se movimentava sobre a placa formando desenhos e padrões, essas formas complexas são idênticas ao que apresentam as formas orgânicas como a estrutura de uma concha ou de um esqueleto.


ou Mandalas....

No Livro A Voz do Silêncio - H.P.Blavatsky, no III Fragmento que fala sobre Os Sete Portais, um diálogo entre o Mestre e seu Discípulo, lemos assim no verso n° 225

"Afinaste teu coração e tua mente
com o grande coração e mente da humanidade?
Pois, como na rugente voz do Rio sagrado
ressoam todos os sons da Natureza,
assim deve o coração daquele
que quer entrar na corrente,
vibrar em resposta a cada suspiro e pensamento
de tudo quanto vive e respira."


Bem, esse verso fala sobre a unicidade de tudo...
Somos todos Um....

em nota de rodapé, temos a seguinte explicação desse verso:

"Os budistas do Norte e, de resto, todos os chineses, sentem no fundo rugir de alguns dos grandes rios sagrados, a nota tônica da Natureza. Daí o símile.

É um fato bem conhecido, tanto em Física como em Ocultismo, que o som global da Natureza - tal como se ouve no rugir de grandes rios, no ruido produzido pelo balanço das copas das árvores, nas grandes florestas, ou de uma cidade à distância - é uma nota única e definida, de diapasão bem apreciável.

Isto o demonstra físicos e músicos.
Assim o professor Rice (A Música Chinesa) mostra que os chineses reconheceram este fato há milhares de anos, dizendo que as águas do Hoang-ho, ao flirem torrenciais, entoavam o kung, chamado "o grande tom", na música chinesa.

Esse tom corresponde ao F (ou fá), considerado pelos físicos modernos como a tônica efetiva da Natureza.

O Professor B.Silliman também menciona isso em seus Princípios de Física, dizendo que se crê "ser este tom o fá mediano do piano, que, portanto, pode ser considerado a nota tônica da Natureza."



Mais uma vez, a Física re-descobre verdades milenares ...

No Oriente, temos ainda  o Som Semente - o sagrado  OM -


OM ou Aum
é o mais importante símbolo religioso do hinduísmo,
e significa o Espírito Cósmico.


No hinduísmo, o universo brota da sílaba OM.

É interessante comparar essa afirmação com a conhecido prólogo do Evangelho de São João: "No princípio era o Verbo (a sílaba, o som). E o Verbo era Deus. (...) Tudo foi feito por Ele (o Verbo) e sem Ele nada se fez."

É com o som do Damaru que Shiva marca o ritmo do universo e o compasso de sua dança.