domingo, 15 de abril de 2012

O Caminho das Mandalas - ARTE E AUTOCONHECIMENTO

Integrando arte, magia e psicologia, o artista plástico Marco Winther cria mandalas individualizadas, que são verdadeiros “retratos energéticos” da pessoa focalizada.

Por Romeo Graziano Filho
Publicado na revista Planeta em março de 1997

O fenômeno de resgate e atualização das expressões do saber antigo tem influenciado diferentes áreas da vida moderna, num impulso de síntese que merece uma observação mais apurada de quem está atento ao nosso atual momento histórico. A arte, enquanto manifestação da sensibilidade que extrai novos conteúdos da realidade comum. Figura entre as formas privilegiadas de abordagem das transformações emergentes da nova cultura planetária, pois o ato puro de criar tem ligação direta com os processos embutidos no inconsciente coletivo da sua época.

Assim tem sido com a mandala, este admirável diagrama com capacidade de representar as relações entre o ser humano e o cosmo, cuja utilidade pode ser constatada desde as mais remotas culturas. As civilizações orientais, especialmente a tradição hindu, desenvolveram grande habilidade em lidar com a mandala (círculo mágico, em sânscrito), que sempre serviu de elemento integrador entre a realidade aparente e as esferas superiores, divinas da nossa existência.

Ela é um cosmograma funcionando como portal para o Ser verdadeiro de cada um de nós, e existe tanto na natureza (na estrutura da flor, do floco de neve ou do favo de mel) quanto na psique humana. Em outras palavras, o caminho circular da mandala leva-nos ao centro da nossa consciência, é uma imagem arquetípica, transcultural, fácil de ser apreciada nas rosáceas das igrejas, na espiral da concha do mar, na disposição das sementes do kiwi ou na própria íris do olho.

Tocado pela magia deste símbolo ancestral, o arquiteto e artista plástico Marco Winther despertou para uma nova função da arte, integrada com o misticismo e, sobretudo, direcionada à evolução individual:

“Antes eu mexia com várias técnicas, mas não conseguia ver um objetivo na minha produção. A partir do instante em que juntei arte e misticismo, passei a ter um sentido, um propósito no meu trabalho artístico, que é proporcionar autoconhecimento”, diz este paulistano de fala tranqüila , demonstrando uma satisfação libriana em poder ajudar as pessoas que encomendam as suas mandalas.

Marco chama este trabalho de mandala pessoal, interpretando-o como um “retrato energético” de quem está sendo focalizado. Trata-se de uma mandala individualizada, na qual todas as figuras que entram na sua composição expressam e vibram as energias específicas da referida pessoa, servindo-lhe, portanto, de fonte de contemplação para reequilibrar seus fluxos internos e externos, para gerar mais harmonia entre o seu consciente e o inconsciente, mais centramento e maior compreensão sobre si mesma, além de sintonizá-la melhor com as correntes construtivas e evolutivas do universo.

A arte, a magia e a psicologia – os três principais campos de ação da mandala – são cuidadosamente integradas nesse cosmograma particular. Ao mesmo tempo, ele conserva as qualidades de uma obra de arte, emanando beleza, e serve de objeto catalisador das forças secretas do indivíduo nele representado, o que é algo de grande utilidade em seus processos de autoconhecimento e de superação dos traços que interferem na manifestação do seu ser essencial.

As mandalas estão presentes em todos os lugares: na íris dos olhos, nas conchas do mar, nas sementes do kiwi.

E o caminho circular das mandalas (palavra que significa “círculo mágico” em sânscrito) tem o dom de nos levar ao centro da nossa consciência.

a seguir a arte de Marco Winther e Fany Zatyrko, artistas plásticos brasileiros, autores do livro Mandala, a Arte do Conhecimento.

Mandalas não revelam o futuro, mas apresentam um retrato do seu próprio interior, daí que podemos fazer uma experiência com elas...

Primeiro só as Mandalas e respectivos números a seguir o texto explicativo

Poderá escolher 3 Mandalas - respectivamente
1 - Momento Atual
2 - Caminho
3 - Conclusão

Concentre-se na sua questão e escolha ....
escolha a que mais gostar...  


1





2


 3



4




5




6




7



8



9



10



11

12


 13




14




 15




16




17



18






19





 20




21




22




23





24




 25



 26



 

27




 ===============

1 - Força


A força é a energia vital e mágica que existe em toda entidade humana. Temos o poder pessoal de mapear nosso destino, estabelecer nossas metas e dar os passos necessários para atingi-las.

O nosso poder de criar o futuro é ilimitado e qualquer idéia que abrigarmos em nossa mente pode se tornar realidade. Nesta mandala a força está associada ao controle, disciplina, paciência, vontade, e visão das oportunidades.

Use a imagem da espada central para abrir seus caminhos nesse momento. Mentalize-a porém sempre brilhante como uma antena de captação da energia divina, pois essa consciência do uso da espada é uma forma psíquica de abrir o seu caminho, protegendo-o das influências externas.



2 - Dualidade


Esta mandala representa a interação entre os pólos opostos, entre o feminino e o masculino no seu sentido mais amplo, harmônico e elevado. As imagens dessa figura têm como ponto forte a convivência harmoniosa dos contrários ou o equilíbrio de forças em oposição.

Se queremos mudar as coisas a nossa volta, devemos modificar a nossa relação com os outros. As diferenças entre os homens devem ser respeitadas, pois nada significam frente à compreensão do todo.

Devemos vencer as oposições e resistências sendo tolerantes e bem humorados, solucionar conflitos de forças opostas sendo compreensivos e moderados. Aqueles que concordam com você serão por você naturalmente atraídos. Confie nesse fato. Os que discordam deverão ser liberados para seguir o próprio rumo sem obstáculos. Lembre-se da ação dos ímãs: atração ou repulsão. Assim também funciona a nossa energia.



 3 - Humildade

A humildade consciente é um estado de percepção em relação à vida de modo mais profundo e intuitivo, em que a pessoa cede espontaneamente para não agredir, e age com desprendimento e gratidão por tudo que a vida possa dar.

O humilde procura enxergar a vida em todas as suas dimensões, das profundezas às alturas. Ele é o que melhor aproveita as lições do mundo, pois está sempre sereno, paciente e atento à orientação espiritual. Ele ouve sem protestar, solicita sem exigir, e aprende sem pontificar. Ele se deixa fluir com suavidade para alcançar qualquer objetivo. Procure neste momento conhecer-se profundamente, procurando corrigir suas deficiências e não querendo impor sua vontade sobre os outros.


4 - Associação 


Cada um de nós precisa conhecer o sentimento de união e cooperação, pois é através dele que podemos acabar com o nosso egoísmo.

A associação é enriquecedora quando existe equilíbrio entre as partes. Dar e receber é o fluxo que nos alimenta, nos completa e nos faz sentir o percurso evolutivo das energias.

Não tenha receio de se entregar de corpo e alma às situações novas, à alegria que a vida possa lhe oferecer.






5 - Coragem



Quando surge um obstáculo que nos impede de conquistar algo, podemos optar entre a inércia das lamentações ou o movimento das soluções. Nenhuma situação está além da nossa capacidade de lidar com ela.

Essa mandala, através da sua simbologia, fala sobre a superação de todas as formas de medo e dúvida. Esta é a hora de mudanças, e às vezes é necessário uma virada completa de atitudes para que surja um modo de vida totalmente novo.

Controle as emoções negativas, mantenha o coração puro e a mente aberta aos recados do desconhecido - e seja persistente, encarando as dificuldades como um desafio.



6 - Organização

A partir da ordenação de pensamentos e ações, traçamos o caminho por onde estarão canalizadas as energias necessárias à execução de novos ideais.

Seja determinado, eficiente e consciente em seus esforços. Defina prioridades, clareando as metas, terminando trabalhos que aguardam uma conclusão, administrando melhor seu tempo. Paciente e atento aos detalhes, com um senso inato de equilíbrio, reconheça a importância das proporções e da precisão, pondo ordem e regularidade em sua vida.

O domínio desse processo traz ao homem equilíbrio e estabilidade, como bases para a compreensão dos diferentes estados de consciência.



7 - Fé

Você deve ter fé, e essa fé deve ser forte e inabalável.
Este estado de entrega e de devoção não é algo para se conversar a respeito. A fé é uma atitude de confiança, um sentimento poderoso que põe as forças do céu à disposição do homem. É preciso compreender que este poder não vem de fora, vem de dentro e não está ligado ao intelecto. A fé vai na frente e as especulações do intelecto vêm atrás.

Por meio da fé, aqueles que se deparam com dificuldades insuperáveis descobrem a força interior para resolvê-las.

Ela tem o poder real de curar física, mental e espiritualmente, mas para se viver através dela é preciso um coração simples.



8 - Atração

Esta é uma mandala de vitalidade, renovação, reconciliação, senso estético e paixão.
Alegrar-se com a vida nesse momento é o seu propósito, sentir o calor humano e ser liberal. Viver uma época de grande energia, de força e aceitação. É o encontro com nossas forças animais, experiências pelas quais se compreende a grandiosa sabedoria das leis cósmicas com toda a sua sincronicidade.

Falar de atração é conscientizar-se do sentido hermético da vibração. A vida universal dos homens e dos objetos mantém-se por meio dessas influências recíprocas nas leis de causa e efeito.

Considere essa mensagem como uma afirmação de sua capacidade de usar o poder da intenção para obter todas as coisas que você deseja.



9 - Verdade

A verdade não está nos livros, nos mestres ou nas escolas. Ela está unicamente no nosso espírito e em nosso coração: "Conhece-te a ti mesmo".

Ser verdadeiro é ter pureza de pensamentos, de palavras e intenções.
A integridade não é uma característica inata. Ela se desenvolve com a técnica da autodisciplina, do discernimento e da decisão de ser incansavelmente honesto nas reações a todas as situações.

A verdade não vem nua para o mundo, mas revestida de imagens e símbolos. Para encontrá-la devemos aprender a ler estes símbolos e a penetrar nas imagens. A verdade é um processo de iluminação das intenções no relacionamento entre nós e o mundo.



10 - Expansão

Dia a dia você percebe novos progressos dentro e fora de você. Você se descobre absorvendo novas idéias, sentindo e atuando inusitadamente a elas. Sua consciência se expande e se torna capaz de aceitar mais e mais...

À medida que aprendemos com nossa experiência, nossa apreciação da vida aumenta, nossos sentidos se tornam aguçados, e nossa mente se torna clara e receptiva.

Neste momento comece a reajustar sua maneira de pensar, acreditando que você terá sucesso em tudo o que decidir fazer.

Sinta-se crescendo, quebrando todas as amarras que possam impedir seu desenvolvimento. No seu dia-a-dia expanda todos os seus pensamentos e ações, e esteja determinado a atrair o melhor para você.


11 - Equilíbrio
Da natureza de nosso pensamento depende a fortaleza de nosso corpo, o vigor da nossa inteligência, o êxito dos nossos negócios.

O equilíbrio é necessário para que não haja dispersão de energia. Esta mandala propõe esse equilíbrio em todos os níveis: físico, mental e espiritual, como uma etapa a ser superada para a evolução do ser. Adote uma alimentação sadia, cultive pensamentos positivos, e lembre-se sempre que você é parte fundamental do universo.

Lembre-se de que para toda ação existe uma reação. Aja de acordo com o conhecimento dos sábios, vivendo no equilíbrio dos fluxos energéticos.



12 -  Perdão


Não é possível fazer muito progresso na evolução do espírito com serenidade, sem se reconciliar com o passado.

Se velhas feridas continuam doendo, precisamos aceitá-las, perdoar quem as causou e em seguida esquecê-las. A vida é preciosa demais para guardarmos mágoas que só consomem nosso tempo e energia. A partir de agora, a cada manhã renove a sua alegria de viver. Compreenda que você está a serviço do universo, e está recebendo, através de uma grande proteção, apoio para deixar fluir suas qualidades superiores de compaixão e perdão. Não espere que o procurem para agir fraternalmente.

Ajude , conversando , eliminando discórdias e mágoas, curando ressentimentos. Nenhum gesto de compreensão e bondade, por menor que seja, vai passar despercebido.



 13 - Cooperação



A cooperação é a atitude que elimina os pontos de divergência dentro de um grupo ou num relacionamento, criando assim solidariedade e comunhão.

Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida nos aperfeiçoa e enriquece, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.

A cooperação engrandece a energia de um grupo ou de um projeto, tornando-o mais completo e maduro. Assim se alcança mais rapidamente o objetivo desejado, produzindo os frutos dessa confiança entre as pessoas.



14 - Ousadia

O homem sem equilíbrio oscila entre estados de ânimo positivos e negativos, que são os movimentos das forças yin e yang, e perde sua liberdade quando não percebe a vida como passagem transitória e condicionada.

Não devemos tentar dominar situações ou pessoas com atitudes inflexíveis e resistentes. Em épocas como esta, de decisão e ousadia, devemos ter bom senso para não exagerar pensando que podemos tudo. O ideal é seguir nosso caminho sempre com equilíbrio rumo ao nosso objetivo.

Nas situações que requerem ousadia, coloque-se no lugar do sol, emitindo a mesma luz e calor que dá vida ao planeta.



 15 - Semear

Viemos a esta terra para servir uns aos outros.
Existe sempre alguém a quem você pode servir.

Vivemos em companhia uns dos outros por um desígnio maior, e nessa mandala você está confirmando sua capacidade de nutrir os seus semelhantes e de poder guiá-los em seus passos vacilantes.

Compartilhar, cooperar, amar, valorizar são qualidades oferecidas por um coração amoroso e por um espírito desperto.

Fique aberto às solicitações das pessoas, ajude, mas não espere o retorno ou a finalização dessa situação. Mantenha-se nos limites da modéstia e da paciência. O momento certo para dizer, fazer ou acontecer alguma coisa surgirá num ritmo e tempo próprios.



16 - Experiência

O aprendizado da vida é feito por meio das experiências por que passamos. Para se ter experiência é preciso coragem em todas as circunstâncias. Por piores que lhe pareçam as dificuldades, tenha a certeza de que pode superá-las com persistência e força.

O envolvimento nessa intensa busca espiritual servirá de base para profundas revelações sobre a vida. Aquilo que lhe parecia certo no passado perde agora sua importância, pois você está no caminho da concretização de um potencial mais elevado.

E essa nova consciência lhe trará uma fase de boas colheitas, de compreensão e de luz.



17 - Doação

Nossas vidas estão cheias de "fragmentos e pequenas oportunidades". Este é o momento para compartilhar, repartir, e o que é solicitado agora é a plena atenção no momento presente, dissolvendo a ilusão do "ser individual" e interagindo sempre que possível com o outro!

Não estamos aqui sem um propósito determinado. As atividades diárias que atraem nossa atenção são os caminhos para a realização e crescimento, feitos sob medida para as contribuições que somos convocados a oferecer, e a experiência da doação é sempre enriquecedora.

Quando você pratica um ato pacífico ou produtivo em benefício do próximo, não importa a forma de doação, você se expande para fora de si mesmo, e o universo se expande para você. Para encontrar paz e alegria, espalhe otimismo e bondade ao seu redor. Ajude sempre!



18 - Iniciação

Um novo ciclo é apontado nessa mandala para o consulente. Um novo impulso para a espiritualidade, a unificação da vontade pessoal com a de um sentido mais elevado de compreensão.

Neste momento você pode confiar em sua intuição, na sua sensibilidade para formular novas perguntas ao seu espírito.

Um canal está se abrindo a partir da esfera de atividades até o desconhecido. Uma nova consciência removerá o véu dos seus olhos, e você deverá esvaziar-se de todo o burburinho do mundo exterior, e no silêncio que se segue terá o infinito por companhia e o mestre interior como caminho.

A mente, estando desbloqueada, fará com que você veja o homem, o planeta Terra e o Universo em harmonia, estado este que deverá ser projetado em todos os teus atos.



19 - Plenitude

Quando a consciência da plenitude é alcançada, você vive nas realidades física e etérea com mais intensidade.

Seu desempenho no mundo é muito importante, pois você é parte fundamental do sistema planetário, e a elevação vibracional da humanidade só ocorre com a tua participação.

Mantenha a luz interior sempre radiante. Tenha em mente o poder que você tem de iluminar os ambientes e despertar os adormecidos para o caminho da evolução.



 20 - Amplitude

O homem que compreende as leis do cosmos atua com a inteligência dos grandes mestres. Ele sabe que o caminho a tomar é o do renascimento, o da total doação para fundir-se ao Universo.

A energia evolutiva não tem limites. Se o momento é de união com o "todo", é hora de partilhar com o próximo. A mandala sugere que o consulente abra de vez seu coração e sua mente, servindo de passagem à energia cósmica.

Tenha consciência da luz que recebe e emite, e saiba que esse poder se revela através dos seus atos, da sua força mental, dos seus diálogos.



21 -  Libertação

A vida não deve ser vivida como um fardo. Sentimentos de negação bloqueiam a capacidade de você se desvencilhar dessa bagagem emocional cheia de preconceitos, regras e padrões de como a vida deve ser vivida em cima de pontos fixos.

Nessa posição, o hábito e o conformismo são entraves, e você tem muito a conquistar nesse momento. Comece a se desfazer de todas as expectativas que lhe foram impostas pelos outros, e reencontre sua capacidade de ação. Tenha em mente que o homem tem livre arbítrio para escolher seus caminhos e opções na vida, e que as pessoas com as quais cruzamos no nosso destino colaboram com o nosso aprendizado - mas não devem nos aprisionar!

No dia-a-dia, pense com a cabeça e sinta com o coração, e não ao contrário, e siga em frente com coragem.



22 - Fusão

Esta é uma mandala de integração. Existe algum tipo de sincronicidade surpreendente nos fatos que estão ocorrendo ou que estão para ocorrer em sua vida Abordar pessoas e situações de um modo positivo, afável, resulta em respostas de atitudes similares.

Uma postura serena diminui a tensão daqueles que nos cercam, e atraímos muitas mudanças quando nos posicionamos corretamente, abrindo-nos amorosamente para o novo e deixando que ele flua com bênçãos em nossa vida.

Felizmente, temos o controle sobre o nosso comportamento, o que significa ser de nossa escolha agir com responsabilidade e respeito pelos nossos semelhantes em todos os momentos da vida. Todos os fatos e pessoas que o cercam fazem parte de uma trama cósmica que o impulsiona em sua evolução. Por isso esteja atento e saiba reconhecer as oportunidades e coincidências, que serão para você uma grande fonte de aprendizagem e sinalizarão os caminhos a serem seguidos.


23 - Sucesso

Esta mandala fala sobre a disponibilidade e abertura às muitas oportunidades de vitória sobre os acontecimentos. São momentos de celebração da vida, o desfrutar da ascensão, do progresso. Existem ao seu dispor muitas condições que facilitarão o aumento e concretização de projetos, com apoio e reconhecimento. Você vai encontrar o caminho livre e sem obstáculos!

Quando compreendemos as leis físicas do Universo e as aplicamos em nossas vidas, qualquer coisa que desejamos pode ser criada. As mesmas leis que regem a natureza e o seu potencial de desenvolvimento criativo também atuam na materialização dos seus desejos mais profundos.

É um momento favorável e dinâmico, com grandes possibilidades de êxito em todas as suas realizações!


24 - Abundância

A consciência da inteligência que existe dentro de você vai ser a abertura, a chave da abundância, que agora vai se manifestar na sua vida.

Você está dando espaço para que o Poder Supremo possa se revelar através do mundo natural ao seu redor, fazendo fluir um tempo de beleza, de paz, tranquilidade, prazer e qualidade.

Faça as pazes consigo mesmo num nível profundo, e você irá descobrir como chegar até o amor que existe por trás das aparências, em todas as questões pessoais. A prosperidade começa com a sensação de estar bem consigo mesmo.


 25 - Purificação

A principal causa da nossa infelicidade é a perpétua conturbação da mente causada por todo tipo de desejos.

Quando um desejo é satisfeito, há uma cessação temporária desta infelicidade, mas outros desejos logo se manifestam, e na impossibilidade de obtê-los, voltamos à condição de infelicidade. Esse condicionamento da mente deixa o indivíduo confuso e muitas vezes incapaz de julgar o certo do errado, aprisionando-o a muitas espécies de apegos.

Cada um de nós é responsável pela sua própria condição de vida. Ser livre ou escravo depende apenas de por quais caminhos trilham os pensamentos.
A purificação dos pensamentos trará à consciência um tempo de desprendimento e gratidão por tudo o que você vem recebendo da vida, sem quaisquer expectativas ou exigências.

Você precisa usar a sua mente sempre a seu favor, emitindo energias que têm o poder de purificar os lugares e situações, e até mesmo de promover a cura.


 26 - Amor

Aprendemos quem somos graças ao nosso envolvimento com o amor.
A sua expressão amorosa deve derramar-se até os outros através de vários gestos. Nenhum de nós pode evoluir mental e emocionalmente cultivando o isolamento em lugar de intimidade.

A vida só é linear na aparência. Quando podemos ouvir a nossa consciência interior e seguir suas indicações com receptividade a cada momento, seguimos o caminho do coração e o futuro deixa de ser apenas a continuação do passado. Nossa atitude mental e espiritual afeta todo o Universo.

O amor é a escada pela qual nos elevamos a Deus. Quem a tudo renuncia por amor está mais perto da meta final.

Esta mandala fala de amor sincero entre amigos, casamento, novos relacionamentos, entrega e reunião de opostos!

Abra o seu coração para atos simples e amorosos de dedicação às pessoas, às plantas, aos animais - enfim, à natureza e a Deus.



27 - Elevação

A natureza não resiste ao homem que sabe usar corretamente o seu poder. Tudo coopera com ele. Quando somos doces e ternos com a existência, ela nos retribui dando-nos uma vida plena e pacífica. As coisas começam a se encaixar e a fazer sentido.

Seu movimento interior está voltado para as energias do crescimento e da oportunidade. O apoio a todos os esforços vem do próprio espírito.
Lembre-se porém que a espiritualização da humanidade se dá como um todo. Colabore, em todos os planos de energia, com a iluminação do coletivo.




Para obter as cartas para imprimir é só clicar aqui

8 comentários:

  1. Adorei, precisava ler sobre isso. A consulta às mandalas me esclareceram muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Patricia
      seja bem vinda
      fico feliz que essa postagem foi proveitosa para vc.

      abraços Rita

      Excluir
  2. Bom dia Rita! Adquirir o livro recentemente mas o mesmo veio sem as cartas. Você pode me ajudar a consegui-las? Eu agradeço desde já. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou querendo adquirir as cartas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia

      consegui as cartas e preparei essa pasta - está tudo lá:
      1 - as cartas
      2 - as cartas em arquivo word e em pdf para imprimir
      3 - e mais arquivo em word e pdf com os textos de cada carta


      é só acessar o link - https://drive.google.com/drive/folders/1lfqREIW_uy17hiUi7-2osvEalXPtilbl?usp=sharing

      Excluir
  4. Respostas
    1. bom dia

      consegui as cartas e preparei essa pasta - está tudo lá:
      1 - as cartas
      2 - as cartas em arquivo word e em pdf para imprimir
      3 - e mais arquivo em word e pdf com os textos de cada carta


      é só acessar o link - https://drive.google.com/drive/folders/1lfqREIW_uy17hiUi7-2osvEalXPtilbl?usp=sharing

      Excluir
    2. copia e cola o link
      ou acesse pelo link que está no final do texto da postagem

      abraços

      Excluir