domingo, 15 de abril de 2012

Mantra - Gate Gate

Gate gate
Para---gate
Parasam----gate
Bodhiswaha
Foi, foi além.
Longe totalmente além.
 Oh, o que é um despertar.
(Do Sutra do Coração de Buda)



Muitos o consideram como o Mantra da Sabedoria Transcendental, nos permitindo retomar a nossa verdadeira natureza. Ele tem um enorme poder, auxiliando a ativar o chakra do terceiro olho para ampliar nossa visão e compreensão do mundo.
Em sua tradução literal, este mantra parece muito simples:
Foi, foi (Gate Gate), Foi além (Paragate), Foi completamente para a outra margem (Parasamgate), Chegou à iluminação, que maravilha (Boddhi), Que assim seja, que se manifeste (Swaha).

Entretanto, apesar de simples, a verdade e o poder que estas palavras carregam são infinitos. Elas nos despertam para a felicidade, lembrando que a alegria depende apenas de nós mesmos, e não do que está ao nosso redor. Assim, quando chegamos a essa compreensão da felicidade, nos abrimos para o que é realmente importante em nossas vidas e em nossas existências, deixando coisas pesadas para trás.

Ao ser entoado, este mantra protege a mente de todos os medos. Com isso, ele nos ajuda a atingir o equilíbrio necessário para a transição de uma existência mundana e terrena para o estado que os budistas chamam de iluminação. Ou seja, este mantra nos estimula a ir além, ajudando-nos a atingir o nosso melhor e a nossa luz.






Outra visão sobre o mantra Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Swaha.

Proposta por Dalai Lama, esta nova visão indica os cinco caminhos que o mantra nos ajuda a trilhar: 
1 - o caminho da acumulação (Gate), 
2 - o caminho da preparação (Gate), 
3 - o caminho da visão (Paragate), 
4 - o caminho da meditação (parasamgate) e o 
5 - caminho do não-mais aprender (Boddhi). 

De acordo com Dalai Lama, o avanço espiritual passa por esses caminhos e devemos trilhá-los e superá-los, gradativamente, em nossos passos para a iluminação. Porém, antes de entrarmos no significado de cada um desses caminhos, explicarei, de maneira superficial, o que é vacuidade, conceito necessário para entendermos melhor o que proponho hoje.

Vacuidade não significa estar vazio, nem muito menos o que é oco. Ela, na realidade, é a visão de tudo como parte do único, e pode ser resumida na frase Todos Somos Um. Nela, a mente é liberada de todas as coisas que tem poder sobre ela; não há mais a dualidade, como o bem e o mal, o belo e o feio.  

É importante ter em mente que a vacuidade não é ausência de existência e de livre-arbítrio. Ela é a liberdade de se ter a compreensão do todo e ao mesmo tempo estar inserido nele. É a compreensão de que todos somos formados de energia e de luz.

Caminho da acumulação
É nesse caminho que praticamos a motivação direcionada para os outros e, assim, acumulamos grande quantidade de méritos. É nessa trilha que obtemos poderosas técnicas de meditação concentrada e passamos a começar a compreender o conceito de vacuidade.

Caminho da preparação
Quando você atingiu um ponto em que o estado de sabedoria advindo da meditação compreende a vacuidade, você adentra no caminho da preparação. Nele, você começa a cultivar a motivação compassiva, percebendo melhor os quatro níveis desta trilha (o calor, o apogeu, a paciência e as qualidades mundanas elevadas)

Caminho da Visão
Ao chegar a esse nível, a vacuidade é compreendida diretamente. Ou seja, a compreensão de mundo dualística já foi deixada para trás e passa-se a entender diretamente a verdade em relação à natureza dos fenômenos. Durante este e o próximo caminhos (da meditação), superamos dois tipos de obstruções: as intelectualmente adquiridas e as inatas.

Obstruções inatas
Os estados mentais adquiridos vem da incorporação de falsos sistemas e crenças, que nos trazem uma concepção artificial e errônea de vida. Mesmo se você não tiver adquirido nova predisposição por esse tipo de pensamento nesta vida, todas as pessoas têm predisposições estabelecidas em vidas passadas.

Caminho da meditação
As obstruções intelectuais são removidas no caminho da visão, enquanto as obstruções inatas são mais difíceis de se ultrapassar. Assim, essa segunda só pode ser removida através de uma meditação contínua, que provavelmente tomarão um grande espaço de tempo. É neste nível que você passa através dos nove estágios remanescentes de um bodhisattva.

Caminho do não-mais aprender
Neste caminho, depois de um uso de meditação extensiva, você consegue eliminar efetivamente todos os obstáculos sutis à onisciência. Assim, sua mente transforma-se em uma consciência onisciente e ao mesmo tempo a natureza profunda da mente transforma-se no corpo natural de um Buddha. Este é o último caminho, o do não-mais aprender. Nele, várias formas físicas puras e impuras surgem espontaneamente para ajudar os seres sencientes, podendo ser o vento, um sapo ou até mesmo a Terra. De acordo com Dalai Lama, este é o estado de Buddha, um estado de ser a fonte a de ajuda e alegria para todos os seres sencientes.

Que o amor, o poder e a sabedoria estejam com todos os seres deste planeta.
Muita luz a vocês,
Namastê

Pedro Michepud 

Nenhum comentário:

Postar um comentário